top of page

SAIBA +

“Conheça o futuro da construção no MUNDO.”

WILSON TADEU ROSA FILHO

Sistema Light Steel Framing

O Light Steel Framing surgiu na América do Norte, durante o século XIX, e disseminou-se rapidamente pelo mundo todo. Atualmente é o mais moderno e confiável sistema construtivo utilizado mundialmente, em países como Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Canadá e Japão, chegando a 90% das casas construídas nesses países.

​

O Light Steel Framing utiliza alta tecnologia, projetos inteligentes e materiais de alta qualidade, como aço leve galvanizado e painéis estruturais em OSB Home, para tornar as construções residenciais e comerciais mais eficientes, resistentes, rápidas e seguras.
Além disso, o Sistema é sustentável, pois utiliza matéria prima reciclável, não utiliza água durante a obra e evita desperdícios de energia e materiais.

Etapas de um obra:

O Sistema Light Steel Framing oferece soluções completas para construir com agilidade, sustentabilidade e inovação, também oferece toda a gama de produtos e serviços necessários para construções de obras residenciais e comerciais com agilidade e precisão.

  • Fundação

​

​

O Sistema Smart Haus permite o uso de qualquer tipo de fundação. Devido a sua estrutura leve e a distribuição uniforme de cargas, os dois tipos mais comuns de fundação são:


1- Radier
Fundação rasa constituída por uma laje que absorve todas as cargas e as distribui uniformemente sobre o solo;


2- Sapata Corrida
Fundação rasa constituída por vigas que absorvem as cargas das paredes e as distribui linearmente sobre o solo.
No caso do uso de sapatas corridas ou em terrenos acidentados, existe a necessidade do uso de uma plataforma de piso. Ela é composta por um vigamento sobre o qual são fixados os painéis OSB.
As plataformas de piso têm como função formar uma superfície estável e rígida sobre a qual se constroem as edificações.

  • Parede

​

No Sistema Construtivo Smart Framing as paredes também são chamadas de painéis estruturais.


Por tratar-se de um sistema com cargas distribuídas, estes painéis constituem todas as paredes portantes da construção as quais têm a função de receber e transmitir as cargas até a fundação.


A estrutura é composta por perfis metálicos, que em conjunto com placas estruturais (OSB), constituem um diafragma que permitirá resistir a cargas verticais (telhados e 2º andares), cargas perpendiculares (ventos) e cargas de corte (sismos).


Este sistema construtivo permite facilmente incorporar no interior dos painéis tanto as instalações elétricas e hidráulicas quanto as isolações térmicas e acústicas.


Sua concepção permite um maior conforto térmico com menores espessuras de paredes quando comparado a outros sistemas construtivos, ganhando assim, maiores espaços internos.

  • Pavimento

Estrutura

 

As lajes de piso são estruturadas vigas corridas (montantes) ou treliças montadas, que posteriormente são travadas com bloqueadores metálicos e entrelaçadas por fitas metálicas tencionadas.

 

Revestimento


Para seu revestimento, são adotadas duas práticas habituais, as lajes secas, compostas por painéis de mezanino (composto de placa cimentícia e madeira) ou lajes mistas que são compostas por placas estruturais OSB Home M&F 18,3mm e sobrepostas de membrana impermeabilizante e uma camada de aproximadamente 50 mm de contrapiso armado (cimento, areia e malha para combater fissuras e retração). Após estas camadas, estão livres as instalações de quaisquer tipo de acabamentos e tratamentos que forem necessários, conforme o ambiente.

​

Este sistema construtivo permite que na parte inferior a plataforma de piso (entrepiso), sejam alocadas todas as instalações elétricas, hidro-sanitárias, entre outras que se façam necessárias, bem como as isolações térmicas e acústicas, o que garante um maior conforto entre os ambientes.

  • Telhado

A principal função do telhado é proteger a edicação e seus habitantes de intempéries, além de desempenhar uma função estética.
O telhado é composto por:


1- ESTRUTURA: Composta de vigas e placas estruturais que suportam seu peso próprio, o peso da cobertura e a estrutura do forro interno, além de cargas de vento e chuva. A estrutura de telhado pode ser de madeira ou de aço dependendo do projeto.


2- COBERTURA: Trata-se da parte externa do telhado, a que deve ser impermeável e resistente à ação de intempéries. Podem ser especificadas telhas cerâmicas, metálicas, de fibrocimento, de concreto ou asfálticas e ainda mantas impermeabilizantes.


O sistema é muito versátil, no entanto o ideal é a utilização de telhas leves como as asfálticas (Shingle), o que resulta em estruturas mais leves e, portanto, mais econômicas.

​

  • Instalações

O sistema elétrico e hidráulico utilizado no sistema framing é idêntico ao de uma construção convencional, apresentando inúmeras vantagens, entre elas, a praticidade e a agilidade na instalação.


As instalações devem ser feitas antes do fechamento das paredes, evitando o tradicional quebra-quebra posterior.


Por se tratar de um sistema industrializado, ele permite um planejamento prévio que possibilita já deixar preparadas todas as furações necessárias para a passagem de condutores e canos.


Outra vantagem do sistema é a facilidade de manutenção posterior ao término da obra. Por sua concepção, é possível efetuar uma manutenção rápida além de possibilitar a redução de gastos com a reposição de revestimentos.

​

  • Forro

A aplicação de forros nas construções no sistema Smart Haus pode ser feita da mesma forma que no sistema tradicional.


É possível aplicar diversos materiais como gesso, madeira, PVC ou outros.


Os forros podem ter projetos variados com diferentes níveis, vigas visíveis, forros falsos, inclinados ou planos.


O espaçamento da estrutura para sustentação do forro deve seguir a orientação do fabricante.


Nos forro de gesso acartonado os parafusos perimetrais devem ser aplicados a cada 15 cm e a 1 cm da borda enquanto os intermediários a cada 30 cm.


É importante verificar o paralelismo das ranhuras longitudinais para uma perfeita instalação.

​

  • Isolações

O Sistema construtivo Smart Haus possibilita o uso de uma gama variada de produtos que têm funções especificas na construção.


Eles podem ser: isolantes térmicos, isolantes acústicos, barreiras de radiação solar e barreiras de umidade. Estas isolações podem ser instaladas em paredes externas e internas, forros e telhados de acordo a necessidade do projeto.


As isolações térmicas e acústicas possibilitam um melhor conforto dentro dos ambientes.
Por suas características:
– evitam a perda ou ganho de calor dentro de uma construção.
– diminuem a transmissão de som de um ambiente para o outro ou do exterior para o interior.


Estas podem ser de: lã de vidro, lã de rocha, fibras de poliéster, poliestireno expandido ou poliuretano.


As barreira de radiação solar reduz a radiação que passa pelo telhado, diminuindo a temperatura do ático e otimizando o uso de isolamentos térmicos.

 

As barreiras de umidade isolam as paredes da ação da água e permite a saída de umidade do interior da casa com o meio. Isto evita a condensação de umidade, o que poderia resultar no surgimento de bolor, mofo ou fungos no seu interior.

  • Esquadrias

A instalação de portas e janelas em construção no sistema Smart Haus podem ser executadas da mesma maneira que no tradicional, sem uso de mão-de-obra ou produtos especiais.


As esquadrarias são fixadas diretamente na estrutura da casa, dispensando a utilização do contra-marco, resultando em maior economia e rapidez na instalação.


Por tratar-se de um sistema construtivo industrializado, as esquadrarias podem ser instaladas na fábrica ou no canteiro de obras, o que agiliza a construção. Também é possível a compra das esquadrias sem a retirada de medidas no local.

 

As esquadrias podem ser de vidro temperado, madeira maciça, alumínio ou PVC.

  • Acabamentos

Os revestimentos consistem nos materiais aplicados nas paredes e pisos tanto exteriores quanto interiores de uma construção.


Com eles é possível obter uma diversidade estética criando estilos e conceitos arquitetônicos.

 

Podem ser utilizados diversos tipos de pisos como:


– Parquet / madeira maciça
– Laminados de madeira
– Carpetes e vinílicos
– Cerâmicos e porcelanatos
– Granitos e mármores


O sistema construtivo Smart Haus permite a utilização dos mesmos revestimentos do sistema tradicional como:


– Tijolinho aparente
– Revestimentos argamassados
– Cerâmicos e porcelanatos
– Sidings vinílicos, cimentícios ou de madeira
– Painéis de madeira

bottom of page